Malucos por livros

Porque ler também é coisa de maluco

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sugestão do dia: Eragon


O livro "Eragon" faz parte da série "Ciclo da Herança", que inicialmente seria uma trilogia, mas o autor estadunidense Cristopher Paolini disse ser necessário a publicação de um 4º livro, que tiraria algumas dúvidas dos dois primeiro livros. Ele é precedido pelos livros "Eldest" e "Brisingr",além de um outro que ainda será lançado.
O livro foi lançado pela editora Rocco. famosa por ter lançado a série ''Harry Potter", da escritora J.K. Rowling.
Personagens:
-Eragon - Esperto rapaz de 15 anos (começo do livro) , com o nome do primeiro Cavaleiro, foi abandonado pela sua mãe Selena que está aparentemente morta. Esta abandonou-o à nascença em Carvahall com o seu irmão Garrow, tio de Eragon, e o seu filho Roran, primo de Eragon. Eragon era um simples caçador até que um dia encontrou uma pedra azul na Espinha. Mais tarde esta pedra revela ser um ovo de dragão fêmea, que mais tarde é chamada de Saphira, por sugestão de Brom, o contador de histórias. Muitos comparam Eragon a Aragorn, de O Senhor dos Anéis, por causa da semelhança de nomes e de várias outras similaridades dos seus romances. Durante a "ex-trilogia" é chamado por vários nomes, tais como Matador de Espectros e Argetlam. Como personagem principal, não tem pai ou mãe, no começo da trama, assim como o também personagem principal Frodo, de O Senhor dos Anéis.
Saphira - O dragão de Eragon e a sua melhor amiga. Saphira, apesar de mais nova do que ele, sente-se a sua protetora e herdou a sabedoria dos antigos dragões e é mais inteligente que os humanos, embora alguns pensem que é só um monstro. Saphira é mesmo o primeiro dragão nascido desde que começou a ditadura de Galbatorix. Tem uma ligação mental com Eragon. As suas escamas são azuis. Durante muito tempo, Saphira pensa ser a última dragoa existente, embora mais tarde se venha a descobrir que tal não é verdade, havendo mais dois dragões machos e ainda um ovo por eclodir, também macho. Assim Saphira terá de ser a mãe de toda uma raça por ser o único dragão fêmea existente.
Galbatorix - Galbatorix é o imperador da Alagaësia, ele era um promissor jovem cavaleiro, mas se tornou arrogante por causa de seu talento. Em uma viagem com dois amigos foi atacados por Urgals e seus amigos foram mortos junto com seu dragão. Enlouquecido pela perda vagou pela espinha por muito tempo matando tudo que encontrava. Quando foi achado e levado ao conselho dos Cavaleiros exigiu um novo dragão, mas o pedido foi negado. Fugiu dos cavaleiros e aprendeu magia negra com um espectro. Quando os Cavaleiros desistiram de procurar por ele, ele se encontrou com um Cavaleiro chamado Morzan que Galbatorix convenceu a ajudá-lo, juntos eles roubaram um dragão filhote, que Galbatorix, com ajuda da magia negra, forçou a se unir a ele. Depois de treinar Morzan na magia negra e seu dragão negro se tornar adulto eles atacaram os Cavaleiros. Como Galbatorix era muito poderoso ele matou muitos e convenceu 12 Cavaleiros a se aliarem a ele, junto com Morzan eles ficaram conhecidos como renegados. Depois de derrotar os Cavaleiros ele se proclamou rei de toda a Alagaésia. Também o comparam com Sauron, o senhor do Escuro, em O Senhor dos Anéis, devido à trajetória do personagem, de sua criação até o provável final.
Brom - Em tempos passados, este simples contador de histórias de Carvahall foi um destemido Cavaleiro, que lutou contra os Renegados junto do seu dragão, matando grande parte deles. Brom ajuda Eragon a fugir de Carvahall e vai dando-lhe um preparamento para que ele se tornar um verdadeiro Cavaleiro. Brom oferece-lhe também Zar'roc, a espada de Morzan, que ele roubou depois de o matar. Brom é um personagem inteligente, por vezes comparado a Gandalf, feiticeiro da trilogia do O Senhor dos Anéis. Brom roubou o ovo de Saphira e é parte dos Varden, na verdade foi até o seu fundador.
Morzan - O primeiro e último dos Renegados, tendo sido também o seu líder, ajudou Galbatorix a tornar-se Rei de Alagaesia. Foi morto por Brom. Durante a trilogia descobre-se que era pai de Murtagh, além de outras informações surpreendentes.
Murtagh - Filho de Morzan que, quando Murtagh era um bebé, lhe desferiu um golpe nas costas com a Zar'roc. Torna-se amigo de Eragon e acompanha-o até a Farthen Dur,a "capital" dos anões. A sua personagem sofre uma evolução durante a trilogia.Ao final do segundo livro (Eldest) Murtagh revela que, assim como ele, Eragon também é filho de Morzam, e, portanto, seu irmão.
Roran - Primo de Eragon, embora estes se considerem como irmãos. Antes de Eragon partir ele estava a tentar juntar dinheiro para poder casar com a sua amada Katrina. Quando o seu pai morre e a sua casa é encontrada completamente destruída, ele desenvolve um sentimento de raiva por Eragon, pois considera-o culpado pelo sucedido.
Katrina - Katrina é a amada de Roran, cujo amor é posto à prova em níveis extremos. Embora seu pai, Sloan, nunca tenha aprovado o romance, estes mantém uma relação secreta.
Sloan - O pai de Katrina, Sloan, é o talhante de Carvahall e detesta a família de Eragon. A única coisa que ele deve detestar mais é a Espinha, onde perdeu a sua mulher. Ele indica aos Ra'zac a localização de Eragon e, desta forma, permitiu que os Ra'zac destruíssem a quinta do tio de Eragon (Garrow). É um traidor.
Arya - Eragon vê Arya nos seus sonhos e resgáta-a mais tarde da prisão a mando de Galbatorix. No príncipio da história, é Arya quem guarda o ovo de Saphira, com a ajuda de outros elfos. Arya é uma elfo com cem anos, e é filha da rainha de Ellésmera (terra dos Elfos). Tem uma beleza profunda, que faz com que Eragon se apaixone por ela. É inteligente e lutadora. Uma rainha dos Elfos também é encontrada em O Senhor dos Anéis, sob o nome de Galadriel.
Angela - Angela é a divertida e exótica herbolária de Teirm. Paolini se inspirou em sua própria irmã para desenvolver essa personagem.
Solembum - É o enigmático menino-gato de Angela. Possui duas formas, uma humana e outra felina. Sempre tem uma informação surpreendente para ajudar Eragon.
Jeod - Antigo amigo de Brom que o ajudou a recuperar o ovo Saphira. Vive em Teirm e é um dos comerciantes que ajudam os Varden. Passa por dificuldades, pois todos os seus navios foram atacados.
O livro é criticado por ter muitas semelhanças com outras séries, principalmente "O Senhor dos Anéis" e "Star Wars", como veremos abaixo:
-Star Wars - Uma Nova Esperança
Em ambas as histórias, o protagonista é um adolescente que mora em uma fazenda e descobre um segredo, causando o assassinato de sua família, e consegue um mentor mais velho (no caso de Guerra nas Estrelas, Obi-wan Kenobi), além de haver um império dominado por um governante opressor.
-O Senhor dos Anéis:
Criaturas em Eragon possuem grandes semelhanças com os orcs, existem línguas antigas pseudo-célticas e histórias de busca que se tornaram homogêneas em diversos livros de fantasia. Eragon está apaixonado por Arya, assim como Aragorn por Arwen (existe uma grande semelhança entre os nomes). O feiticeiro Durzacomanda criaturas da escuridão, serve diretamente ao Rei do Escuro, deseja ter o personagem principal sob sua custódia, para entrega-lo diretamente a seu senhor, bem como Saruman, personagem de O Snehor dos Anéis. Algumas de suas falas no filme tem notável semelhança com falas de Saruman. Para bons conhecedores dos dois livros, e também dos filmes, a semelhança existem em muitos outros pontos que poderiam ser listados aqui, mas a finalidade das críticas perderiam o foco. Para alguns isso é apenas intrigante aos admiradores de Tolkien (autor de Senhor dos Anéis), para outros há uma certa facilidade em entender as semelhanças, pois Tolkien também não havia criado tudo que muitos das gerações atuais apenas conheceram em seus escritos e, posteriormente, nos fimes, ou vive-versa(elfos, anões e suas minas, trols, árvores falantes inteligentes e com mobilidade...).
A parte positiva disso tudo é que ambos adaptaram maravilhosamente às suas histórias o que alguns autores já haviam criado, e vislumbraram ao mundo com suas habilidades de fazer da leitura uma viagem extraordinária.
Até o proximo post!

Aragorn

2 comentários:

Paulo disse...

Cristopher Paolini não tem criatividade!

Anônimo disse...

quero nomes! resultados! quero ler!
estou desesperada!

Postar um comentário