Malucos por livros

Porque ler também é coisa de maluco

"Serraria Baixo-Astral" é o 4º livro da série Desventuras em Série, escrita por Lemony Snicket (Daniel Handler). Segundo o próprio autor, esse é o livro mais sombrio e o que os órfãos Baudelaire sofrem mais infortúnios:
Nesse livro, os órfãos Baudelaire são obrigados a viver com um novo tutor, Senhor, que os obriga a morar na Serraria Baixo-Astral em troca dele tentar manter o Conde Olaf afastado, falhando miseravelmente. Pois Conde Olaf volta sob o disfarce de Shirley, uma recepcionista.
Abaixo a opinião do site "submarino" sobre o livro:
"Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"
Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: 'Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!'. A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado."

O livro é ótimo, mas não o melhor da série. Até mais!

Lucas Neves

4 comentários:

Michell Niero disse...

Ótima iniciativa! É por caras como você que eu reservo minhas esperanças no país. Acho que a literatura infanto-juvenil pode ser uma bela porta de entrada para futuras leituras. Ler é essencial para a construção da cidadania e da democracia.

Um abraço

JACQ disse...

eu ja tinho lido isso em outro blog

SciFi Space disse...

Esse blog é muito legal e eles vao ser meus socios

Victor De Brito disse...

Eu já li a coleção toda e terminei quando eu tinha 15 anos. Agora, com 17, comecei a ler de novo, só que parei nesse da Serraria Baixo-Astral porque os outros eu perdi na mudança de casa. Estou chateado por ter que comprar a maioria dos livros de novo, mas por outro lado, vale a pena acompanhar.

Postar um comentário