Malucos por livros

Porque ler também é coisa de maluco

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Especial Autores: J.R.R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, professor universitário e filólogo sul africano.
Tolkien teve como ápice da sua carreira literária as obras "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion". Abaixo segue a cronologia da vida dele:
1892 - No dia 3 de Janeiro nasce John Ronald Reuel Tolkien em Bloemfontein, África do Sul. É batizado em 31 de janeiro, na Catedral Anglicana de Bloemfontein. Seus padrinhos eram Edith Mary "May" Incledon, G. Edward Jelf e Tom Hadley.
1895 - No início de Abril, Mabel Tolkien parte para a Inglaterra com seus dois filhos, Ronald e o seu irmão mais novo, Hilary e desembarcam três semanas depois em Southampton, Inglaterra. O pai, Arthur Tolkien, permanece na África do Sul.
1896 - Morre Arthur Tolkien no dia 15 de Fevereiro. O restante da família passa a viver em Sarehole (uma aldeia ao sul de Birmingham). Tolkien aprende a ler.
1904 - Morre Mabel Tolkien no dia 14 de Novembro aos 34 anos de idade.
1905 - Ronald e seu irmão instalam-se na casa de sua tia Beatrice.
1908 - Ronald conhece Edith Bratt. Também neste ano ou no próximo, Tolkien teria comprado o livro A Primer of the Gothic Language, de Joseph Wright, de um amigo da escola; começa a desenvolver uma língua baseada no gótico.
1909 - Ronald fracassa na seu intenção de obter uma bolsa de estudo em Oxford.
1910 - Ronald ganha uma bolsa de estudos para a Exeter College de Oxford.
1911 - Forma-se o T.C.B.S. (Tea Club, Barrowian Society).
1915 - Ronald recebe Honra de Primeira Classe em seus exames de graduação. Alista-se nos Lancashire Fusiliers e inicia seu treino em Bedford e Staffordshire.
1916 - Ronald casa-se com Edith, e alguns meses mais tarde, em Junho, embarca rumo à França. Dirige-se à Somme como subtenente do II de Lancashire Fusiliers e serve como oficial de sinais do Batalhão. Em Novembro retorna à Inglaterra e adoece da febre das trincheiras.
1917 - Convalescente, começa a escrever O Livro dos Contos Perdidos, que se converterá mais tarde em O Silmarillion, sua mais importante obra. Em Novembro nasce seu filho mais velho, John.
1920 - É nomeado Professor Adjunto de Língua Inglesa na Universidade de Leeds. Nasce seu segundo filho, Michael, a quem é dedicado o livro Roverandom.
1922 - Tolkien trabalha em conjunto com E. V. Gordon no livro Sir Gawain & The Green Knight
1925 - Tolkien é designado à Cátedra de anglo-saxão Rawlinson & Bosworth, em Oxford. Nasce seu terceiro filho, Christopher Tolkien.
1926 - Começa sua amizade com C. S. Lewis. Formação do The Coalbiters.
1929 - Nasce sua filha mais nova, Priscilla.
1930 - Tolkien começa a escrever O Hobbit, mas o abandona antes de terminar. 1931 - Formação do The Inklings.
1936 - Susan Dagnall, da editora londrina Allen & Unwin, lê o manuscrito de O Hobbit, e Tolkien conclui o livro a pedidos dela. É acertada sua publicação.
1937 - Publicação de O Hobbit, no outono. Atendendo a um pedido de Stanley Unwin, Tolkien começa a escrever uma segunda parte que se converterá em O Senhor dos Anéis, sua mais famosa obra.
1940 - Segundo filho de Tolkien, Michael, alista-se no serviço militar e começa a treinar como artilheiro antiaéreo. No ano seguinte, vira Oficial Cadete da Faculdade Militar Real.
1943 - Terceiro filho de Tolkien, Christopher, é convocado pela Força Aérea. Anos difíceis para Tolkien, sendo ele o seu filho preferido e de grande ajuda para o pai no desenvolvimento de O Senhor dos Anéis.
1945 - Morre Charles Willians, escritor e amigo de Tolkien, membro dos Inklings; Tolkien é nomeado para a Cátedra de Língua e Literatura Inglesa de Merton e deixa a faculdade de Pembroke.
1949 - O Senhor dos Anéis é terminado; O livro Mestre Gil de Ham é publicado pela Allen & Unwin.
1954 - Publicação dos dois primeiros volumes de "O Senhor dos Anéis.
1955 - Publicação do terceiro volume de "O Senhor dos Anéis".
1962 - Publicação de As Aventuras de Tom Bombadil.
1964 - Publicação de Tree and Leaf.
1967 - Publicação de Smith of Wootton Major.
1971 - Edith Tolkien morre em Novembro, com oitenta e dois anos
1972. - Tolkien recebe o Doutorado Honorário em Letras da Universidade de Oxford e a Ordem do Império Britânico, tornando-se Comendador do Império Britânico.
1973 - No dia 28 de Agosto viaja para passar uns dias com seus amigos de Bournemouth. Adoece e morre numa clínica nas primeiras horas de Domingo, 2 de Setembro, aos oitenta e um anos de idade.
1992 - No ano do Centenário de Tolkien, a Tolkien Society e a Mythopoeic Society plantam em Oxford duas árvores em seu tributo, relembrando a história das Duas Árvores de Valinor criada por Tolkien, em seu livro "O Silmarillion".


Tolkien, como não podemos negar, foi um gênio da literatura, e até hoje influencia, comove e cativa os leitores. passado. Até mais!
Aragorn

4 comentários:

Saul disse...

Queria que ele fosse meu pai õO ;)

Yoshi disse...

Pra mim um dos melhores!!

Diego disse...

Pelo que eu sei ele era Católico e não anglicano.

Anônimo disse...

Pra mim ele é um nerd gayzinho!

Postar um comentário