Malucos por livros

Porque ler também é coisa de maluco

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sugestão do Dia: Fora de Série


"O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo. Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder."
Esse é o livro "Fora de Série", de Malcolm Gladwell, que mostra como personalidades como Bill Gates e Beatles conseguiram ser incluídos na lista dos Foras de Série", o que envolve talento e oportunidade. Então misture talentoso com oportunista e você terá um "fora de série". O livro de certa forma pode ser considerado auto-ajuda, pois mostra os caminhos do sucesso. Por isso aproveite bem todas as 288 páginas do livro. Até mais!

Lucas Neves

5 comentários:

Benny Caldas disse...

Que choque seu blog!
No Brasil tem pouco hábito de ler livros, custumamos ler jornais, em geral matérias que nos interessam como futebol!
Mas estou me acustumando a ler mais, inclusive sobre politica e economia, que é o que rege nosso país!
Parabéns! Estou seguindo!
Dê uma passadinha em Pé na Viagem!
www.penaviagem.blogspot.com
Grande abraço!

JuninhoO disse...

muito lega o post abraço

Tr00sphera disse...

Esses livros da Sextante são todos assim, eu já li uns 4, e geralmente eles insistem nessa auto-ajuda manjada, entende? O livro só deve ser uma boa leitura porque esses livros são geralmente de rápida leituras e agradáveis, mas nada a acrescentar à vida de alguém.

Taciana disse...

Hum...esses tipos de livros não me agradam tanto assim não.
Mas, é um bom passatempo /nãoleveamal

Dayane Pereira disse...

Parece ser um bom livro, mas eu não curto o estilo auto ajuda. Mas bom conhecer novas leituras.

Postar um comentário